Compartilhe!
Olá, me chamo Tom e sou jogador, narrador e criador do grupo de RPG pelo Whats “Aliança RPG” . Estou aqui hoje, como convidado do blog Meu PaiLadino, para falar um pouco sobre RPG pelo Whatsapp.
Muitos dos jogadores acostumados com mesas presenciais, ficaram reticentes quando surgiram as plataformas  virtuais como RRPG Firecast, Roll 20, Taulukko e outros. Essas novas formas de jogar RPG surgiram principalmente da necessidade de manter o hobby vivo, que muitos diziam estar morrendo devido a popularização dos jogos de videogames e PC. Para aqueles que conheciam o RPG mas não tinham como encontrar um grupo, o jeito foi se adaptar a nova realidade encontrando outras plataformas onde jogar.
Uma delas, e que vem agradando uma grande parcela dos RPGistas do Brasil, é o RPG pelo Whats.
É possivel? Sim, lógico que não traz a mesma emoção de uma mesa mesa presencial, onde você está cara a cara com os jogadores, mas ela cumpre o papel. O Whatsapp vem para tornar mais fácil a ideia de jogar, possibilitando a todos que não tenham computadores, a se conectarem com amigos ou familiares a contar uma história e viverem juntos muitas aventuras. Se pararmos para refletir, veremos que é mais fácil acompanhar o grupo e aventuras no whats, onde já passamos boa parte do dia conectados, do que arranjar tempo e dedicação para outras plataformas. Ou seja, o Whats é uma ferramenta a mais para jogar RPG a qualquer hora do dia.

Como Funciona o RPG pelo Whatsapp?

Simples, basta criar dois grupos, um para a conversa em off, rolagens de dados e perguntas ao narrador/mestre e outro grupo apenas para a narração e ação dos personagens.

E as rolagens?

Existem muitos aplicativos para rolagens de dados na play store do android ou na apple store do IOS, a maioria deles direcionados a sistemas conhecidos como Storyteller, D&D, Cthulhu ou 3D&T. Talvez o preconceito de muitos quanto a esta nova maneira de se jogar seja a possibilidade de ver as rolagens, pois não há muitos recursos ainda. Alguns grupos se adaptam e optam por apenas o narrador fazer as rolagens. Em outros, o grupo tira prints e manda para o mestre. Lógico que também há a possibilidade de cada qual fazer a sua rolagem e trabalharem na confiança. Mas o mais importante de ser lembrado, é que independente de ser virtual ou presencial, o que interessa de fato é não deixarmos morrer este hobby que nos enche de emoção e alegria a cada aventura vivida .
Por hoje encerro este post, no próximo explicarei os vários estilos de se jogar RPG através do Whats. Quaisquer dúvidas me mandem um e-mail ou mensagem via Whats:
E-mail: contatoaliancarpg@gmail.com
Whats: 41 88052227
Eduardo
“É por isso que as histórias nos atraem. Elas nos dão a clareza e a simplicidade que faltam a vida real.”

3 comentários em “O RPG Através do Whatsapp

  1. RPG – STAR WARS;

    instruções:

    1- você entrará num grupo “peneira”
    2- ao entrar, adms ou veteranos lhe darão instruçôes para mandar a sua ficha
    3- ao mandar sua ficha, você será adicionado no grupo original
    4- Pronto!! agora é só jogar!!

    – Conselho:
    Chanceler (líder) = Júlia
    Senador (vice líder) = Francisco
    Mestre do conselho (ancião)= Nicolas
    Mestre do conselho (ancião)= Henrique

    venha participar!!!

    https://chat.whatsapp.com/CB744PEUgDMDKV6PCHqpr

Deixe uma resposta