Compartilhe!
Fala pessoal, os nossos próximos artigos na Nerdz serão uma série de resenhas do material de Tormenta RPG! Para que ninguém perca o conteúdo, vamos publicá-los aqui no blog também. Você pode encontrar todo o material de Tormenta mencionado neste artigo na loja da Nerdz, então não deixe de conferir! Uma boa leitura!
O cenário de Tormenta fez sua primeira aparição na edição comemorativa número 50 da revista Dragão Brasil e, de lá para cá, só tem feito crescer com o lançamento de diversos manuais e conteúdos complementares que o firmaram como um dos mais populares do Brasil. O manual básico de Tormenta se trata de um livro com 319 páginas de conteúdo indispensável ao jogador; para aqueles que pretendem começar a jogar no cenário mas não sabem que livro comprar, Tormenta RPG – Edição Revisada é a resposta. O livro conta com 12 capítulos que discutiremos logo abaixo, além é claro, da introdução, índice remissivo, licença Open Game Licence (OGL) e a ficha de personagem.
Introdução
A Introdução do manual traz, de maneira objetiva e concisa, todas as informações que o jogador iniciante precisa sobre o cenário, o RPG em geral e a linguagem do próprio livro. Informações vitais para iniciantes, como mecânica de jogo e itens necessários, são abordadas com linguagem didática e simplificada tornando a leitura clara e de fácil compreensão.
Capitulo 1 – Habilidades
O primeiro capítulo do livro nos traz as habilidades do personagem (Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma), com explicações e exemplos do uso de cada uma delas, além dos métodos de geração de habilidades utilizados no cenário e os valores de modificadores.
Capítulo 2 – Raças
Este capítulo nos apresenta as raças disponíveis para personagens jogadores (PJ) ou mesmo personagens do mestre (PdM), são elas: Anões, Elfos, Goblins, Halflings, Humanos, Lefou, Minotauros, Qareen, Gnomos, Meio-Elfos e Meio Orcs. Todas as raças são descritas através da sua personalidade, aparência, maneira como se relacionam com as outras raças, tendência, terras de origem, religião, nomes comuns e, por fim, motivos que levam membros da raça em questão a se tornarem aventureiros. Caso você deseje jogar com outra raça, pode encontra-las no Manual das Raças.
Capítulo 3 – Classes
Um dos mais importantes de todo o livro, o terceiro capítulo fala sobre o nível de personagem, trazendo tabelas explicativas sobre a experiência necessária para subir de nível; vantagens e desvantagens de se fazer um personagem multiclasse e uma lista com as classes disponíveis no jogo: Bárbaro, Bardo, Clérigo, Druida, Feiticeiro, Guerreiro, Ladino, Mago, Monge, Paladino, Ranger, Samurai e Swashbuckler.
Capítulo 4 – Perícias
O capítulo quatro nos fala das perícias disponíveis, trazendo uma lista com os tipos de cada uma, informações sobre como utiliza-las e descrições das mesmas.
Capítulo 5 – Talentos
Os talentos são uma das partes mais importantes, senão a mais importante, de um personagem de tormenta RPG. Este capítulo os divide entre: Talentos de Combate, Perícia, Magia, Destino, Poderes Concedidos e Talentos da Tormenta. Os talentos são apresentados em ordem alfabética, facilitando a visualização, com descrições detalhadas dos efeitos, pré-requisitos e restrições do mesmo.
Capítulo 6 – Características
Este capítulo descreve características importantes para os personagens como, por exemplo, a tendência do mesmo (Caótico, Leal, Neutro, etc…), pontos de ação, modificadores de idade e os deuses disponíveis no cenário com suas particularidades com relação as raças mortais.
Capítulo 7 – Equipamento
O capítulo “Equipamento” trata sobre a economia no cenário, trazendo os tipos de moedas, tabelas com o dinheiro por nível de personagem além de, é claro, todos os equipamentos e serviços disponíveis com os seus respectivos custos. Há ainda uma pequena tabela com o preço materiais especiais como o Adamante, Aço-rubi e Madeira de Tollon.
Capítulo 8 – Magia
O mais legal de todos os capítulos (opinião pessoal :), aqui nós encontramos todos os tipos e níveis de magia, habilidades-chave das classes conjuradoras, magias conhecidas pelo personagem, pontos de magia, preparação ou conjuração, condições, descritores, contramagia, etc. E certamente, não poderia faltar, uma lista enorme de magias arcanas e divinas a escolha do jogador.
Capítulo 9 – Combate
Essencial em uma mesa de RPG, o nono capítulo traz todas as regras e mecânicas envolvendo o combate em Tormenta RPG como, por exemplo, as rolagens de ataque e dano, classe de armadura, acertos críticos, pontos de vida, testes de resistências, movimentação, condições especiais e até regras especiais para combate montado.
Capitulo 10 – O Mestre
Este capítulo é dedicado única e exclusivamente aqueles que se dedicam a nobre e, muitas vezes, extenuante arte de mestrar. Aqui você vai encontrar dicas sobre o que de fato significa ser um mestre, como criar uma aventura, estilos de jogo, desafios, sobre como conduzir uma partida; além de listas com itens mágicos, pergaminhos, varinhas, poções, artefatos e acessórios para utilizar na sua aventura.
Capítulo 11 – Bestiário
O queridinho de todo o mestre, este capítulo apresenta alguns dos monstros e criaturas disponíveis no cenário, com dados e estatísticas prontos para serem enfrentados pelo jogador. O capítulo ainda conta com descrições sobre o tipo de cada uma das criaturas.
Capítulo 12 – Malpetrim
Certamente a cidade que leva alcunha de “A Cidade dos Aventureiros” não poderia deixar de estar presente, e com um capítulo próprio! Este capítulo trata, principalmente, sobre a cidade e o reino a qual ela faz parte, Petrynia, contando a sua história e intrigas suficientes para incontáveis sessões. Há também um mapa mostrando alguns dos pontos mais importantes da cidade, como a estalagem do Macaco Caolho, a Estalagem da Águia Dourada e a Arena de Malpetrim.
Agora que já dissecamos todas as partes do manual, o que você esta esperando para se jogar de cabeça no mundo de Arton? Se ainda está na dúvida não deixe de conferir as nossas aventuras de Tormenta RPG, você pode encontra-las no nosso canal no Youtube. Tormenta RPG é um cenário excelente, seja para jogadores iniciantes ou veteranos. Com isso em mente nos despedimos. Até a próxima!
Eduardo
“É por isso que as histórias nos atraem. Elas nos dão a clareza e a simplicidade que faltam a vida real.”

Deixe uma resposta