Compartilhe!

Em Tormenta RPG, apenas ataques e testes de resistência crítam, ou seja, ao obter 20 natural no dado, o sucesso é imediato. Porém, nós trazemos um punhado de alternativas que podem ser usadas independentemente umas das outras.

Crítico Desenfreado: Ao rolar o valor dentro da margem de ameaça, se não fosse um 20 natural, ainda seria necessário atingir o valor da CA do alvo para que o ataque fosse um sucesso. Com essa mudança, qualquer valor dentro da margem de ameaça é considerado um acerto independente de atingir o valor da CA ou não. Isso gera combates mais rápidos e mais mortais, podendo ser uma opção em campanhas em que o combate deve ser tratado com cuidado.

Imune Mesmo: Uma criatura imune a crítico, quando era atingida por um, sofria apenas o dano normal do ataque… Até agora! Com esta regra é possível que, para campanhas mais amargas e odiosas, o mestre opte por uma critura imune a crítico que possa ser atingida apenas por ataque normais superiores à CA ou ataques com um 20 natural (que acerta, mas não gera dano extra). Qualquer outro meio que gere um acerto crítico é anulado!

“O que os olhos não veem, o coração não sente?”: Normalmente o crítico vem apenas devido a rolagens de ataque, porém golpes feitos de forma desapercebida, mesmo não sendo golpes de misericórdia, podem ser um crítico (junto ao ataque furtivo) segundo o mestre; por exemplo, atacar diretamente na cabeça, aumenta a CA do alvo, no entanto causa crítico direto, caso se obtenha sucesso. Essa regra pode acabar com combates antes deles começarem propriamente, mas deixe claro que, esses críticos valem tanto para os inimigos quanto para os heróis!

Basta Acreditar no seu Potencial: Testes de perícia não têm crítico e isso pode ser chato! Por isso, sugerimos que ao tirar um 20 natural, seja considerado um sucesso automático. Em casos de testes opostos, os valores só serão comparados se o adversário tirar um crítico também, caso contrário ele falhará automaticamente. No caso de testes de perícia contra uma Classe de Dificuldade fixa, um 20 natural é um sucesso se a CD for até 25 pontos superior a sua graduação naquela perícia; evitando o teste de determinadas habilidades épicas em níveis baixos.

Bruno
O mundo está de cabeça pra baixo!?

Deixe uma resposta